domingo, 13 de junho de 2010

Relação professor e aluno

A questão importante é o campo de afetividade cabendo ao professor repassar um sentimento de querer bem, de aceitação, de reconhecimento das habilidades e potencialidades, é na relação com o outro que se desenvolve auto estima a qual proporcionará a construção da auto confiança.Conseqüentemente os alunos estarão transferindo esta vivência para a aprendizagem.

Quando as relações de afetividade e de reconhecimento forem positivas ocorrerá a aprendizagem e o crescimento, já o inverso estará direcionado ao aparecimento de bloqueio e a aprendizagem poderá ficar prejudicada.

O objetivo deste é investigativo é o autoconhecimento, que possibilita lidar com o sofrimento, criar mecanismos de superação de dificuldades, de conflitos e dos submetimentos em direção a uma produção humana mais autônoma, criativa e gratificante de cada indivíduo, dos grupos, e das instituições.

Ao professor caberia o lugar de mediador entre o aluno e o conhecimento. A vivência desta função merece o reconhecimento das diversidades apresentadas pelos alunos e para tanto merece o uso de metodologias que não ignorem as diferenças, mas que se adaptem a elas e respeitem a forma de construção do pensamento e as etapas evolutivas de seus educandos.

Nesta tarefa, é necessário que o professor ajude a demonstrar, pacientemente, as resistências inconscientes que obstaculizam a passagem dos conteúdos para a aprendizagem.

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