quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Relações Culturais

Acadêmicos:
CASSANDRA SILVA SANTANA



MARCELO OLIVEIRA DA CRUZ


As relações culturais são desenvolvidas a partir da produção do homem em determinado espaço e tempo. São construídas a cerca de crenças, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.
Caracteriza - se pelo conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de uma sociedade: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social entre outros.



Cultura;



Conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou "civilização".
Vivemos numa sociedade não homogênea.

Qualquer produção cultural esta sujeita a avaliações que depende da posição social do grupo do qual ela surgiu.
Quando se fala de conhecimento, despreza se o saber popular para se valorizar apenas a ciência.
Ao se tratar de técnica, exaltasse a mais refinada tecnologia.
Ao se referir arte contemporânea, pensa se nas pinturas de Picasso.
Quando se volta a atenção a arte popular é para considerar como arte menor ou produção exótica e objeto de curiosidade.


Cutura Erudita
Também conhecida como cultura de Elite, por ser produzida por uma minoria de intelectuais. (Artista, filósofos, cientistas).

Existe nessa cultura um maior rigor na elaboração – sendo por isso uma produção elitizada, acessível a um público restrito.
E a verdadeira compreensão não é fácil mais se dá num longo preparo.

Cultura Popular

Cultura produzida pelo Homem.

É vista como folclore – conjunto de lendas, contos, provérbios, práticas concebidas oralmente pela tradição.
É uma cultura dinâmica – estando em constante transformação.
Antonio Gramsci -1981 a 1937, reconhecia que a classe trabalhadora não conseguia expor sua própria visão de mundo, contra a ideologia dominante qualquer que fosse.
Senso Comum – Manifestada de maneira fragmentada, confusa e até contraditória.
Para Gramsci, o povo teria que ter intelectuais orgânicos aqueles oriundos deles mesmos capazes de elaborar de forma erudita o saber difuso.

Cultura de Massa
Resulta de meios de comunicação de massa como cinema televisão, rádio jornal, imprensa ou seja eles atende rapidamente um número enorme de pessoas pertencentes a todas as classes sociais e de diferente formação cultural.

A cultura de massa é totalmente distinta da erudita e da popular, surge após a revolução industrial.
Ë uma realidade que modifica a maneira de perceber o mundo e pensar o espaço.


Cultura Popular individualizada
Feita a exposição dos três tipos de cultura, erudita, popular e a de massa, é provável que vocês estejam se perguntando onde encaixar algumas produções culturais, como: A música de Caetano Veloso, a Adoniram Barbosa as peças de Teatro Guanieri ou teatro de revista.

Trata se da cultura popular individualizada, que se caracteriza por ser produzida por escritores, compositores, artistas plástico, dramaturgos, cineastas em fim, intelectuais que não vivem dentro das universidades (E portanto não produzem cultura Erudita), nem são típicos representantes da cultura popular (que se caracteriza pelo anonimato) nem na cultura de massa (que resulta do trabalho de equipe).


Então educar para qual Cultura?
As diversas manifestações culturais são expressões diferentes de uma sociedade heterogênea.

Luis Milanesi – caracterizou cultura através de ter verbos:
Informar - pela tradição da cultura como doação, que mais se procurou oferecer é a informação: através de bibliotecas, discotecas, videotecas nas escolas.
Discutir – discussão, como oportunidade de reflexão e critica, por meios de seminários, ciclos de debate, a partir de temas indicados pelo momento.
Criar – informar e discutir completam o terceiro verbo: criar, toda ação cultural que se preze tende oferecer oficinas de criatividade, laboratórios de invenção, a fim de romper com a simples reprodução da cultura.


 
A Cultura não é absorvida. Ela se compartilha e se transforma sempre levando em conta a perspectiva criacionista, tanto do autor como do expectador.



A sociedade caracteriza – se com relações culturais pluralistas. Portanto não há cultura superior, o que existe são heterogeneidades de poder (dominação), este detém o conhecimento cientifico e tecnológico. Determinando assim, suas culturas, através de suas ideologias


 

ARANHA, Maria Arruda Terreiro. Filosofia da Educação, São Paulo Ed. Moderna,1996