domingo, 9 de maio de 2010

Freud

Segue uma das teorias mais aceitas e perpetualizada na ciência.



Cassandra Silva Santana
Marcelo Oliveira da Cruz



Conceito


As teorias científicas surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos econômicos, políticos e culturais. São produtos históricos criados por homens concretos, que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram, radicalmente, o desenvolvimento do conhecimento.

Sigmund Freud (1856 – 1939) foi um médico vienense que modificou o modo de pensar a vida psíquica. Ousou colocar as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. A Investigação sistemática desses problemas levou a Freud à criação da Psicanálise.

Enquanto método de investigação caracteriza – se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como sonhos, os delírio, as associações livres e atos falhos. Em nível de prática profissional refere – se à forma de tratamento – a Análise – que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento. É usada como base para psicoterapias, aconselhamento e orientação, no trabalho com grupos e instituições.

Características


Freud defendia que os conteúdos armazenados na mente influenciam os comportamentos – somos e agimos frente ao que temos no nosso inconsciente. Esta análise revela que o ser humano repete situações vivenciadas anteriormente, bem como demonstra resistência a experiências semelhantes, uma vez que estas tenham sido assimiladas como negativas. Desta forma as questões inconscientes podem ser determinantes para a aprendizagem.

A Descoberta da Sexualidade Infantil

Freud, em suas investigações sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam – se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmavam – se, desta forma, que as ocorrências desse período da vida deixam marcas profundas na estruturação das pessoas.

Essas afirmações tiveram profundas repercussões na sociedade puritana da época, pela concepção vigente da infância como “inocente”.

Os Principais Aspectos da Sexualidade Infantil

A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmavam as idéias dominantes.O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher. Esta afirmação contrariava as idéias predominantes de que sexo estava associado, exclusivamente, à reprodução.

O corpo é eroti+zado, isto é, as excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo, e há um desenvolvimento progressivo que levou Freud a postular em fases.

Fase Oral (0 a 2 anos) – prazer está ligado à ingestão de alimentos e à excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal.

Fase Anal (2 a 3 anos) – nesta fase as tensões e gratificações sexuais estão intimamente ligadas ao controle dos esfíncteres ( anal e uretral).

Fase Fálica (4 a 5 anos) – nesta idade os genitais tornam – se o centro da energia erógenas da criança, através da auto – estimulação.

Fase da Latência ( 6 aos 12 anos) – concentra – se na expansão de contatos sociais além do interesse pelas relações familiares.

Fase Adolescência (12 aos 20 anos) – neste período a energia sexual é direcionada para as escolhas em relação ao sexo oposto.

Referências


ALENCAR, E.M.L.S. Psicologia e Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

HERRMANN, Fábio. O que é Psicanálise. São Paulo: Primeiros Passos, 1984.

PFROMM, N. Samuel. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EP, 1987.

WALLON, Henri. Psicologia. São Paulo: Ática,1986.